Sacada antiga

Sobre o Cartório

O Serviço de Registro de Imóveis é exercido em caráter privado, por delegação do Poder Público, à pessoa devidamente aprovada em concurso público de provas e títulos, à qual se denomina Oficial de Registro. As serventias de registro de imóveis são criadas através de Lei Estadual.

O primeiro ato praticado nesta serventia foi em 25/04/1898, tendo sido o único Oficio de Registro de Imóveis da Comarca até o ano de 1927, e o primeiro Oficial titular foi Júlio Dias Ferraz da Luz.

Em 20 de fevereiro de 2008 assume como Oficial aprovado no Concurso de Provas e Títulos para ingresso nos serviços registrais realizado pelo TJMG, Dr. Fernando Pereira do Nascimento.

Ao assumir a serventia iniciou um processo de modernização e de informatização na forma de prestação dos serviços. Instalou a Serventia na rua Rio de Janeiro 1611, bairro de Lourdes, o que garantiu aos clientes um espaço adequado com conforto e comodidade.

A partir das mudanças organizacionais deu-se início a caminhada para implantação da qualidade e da busca de melhoria contínua.

O Cartório tem como atividade fim efetivar o registro e averbação dos títulos ou atos ou fatos inter vivos ou mortis causa, constitutivos, translativos, modificativos ou extintivos de direitos reais, a fim de assegurar-lhes validade, eficácia erga omnes e disponibilidade, garantindo aos seus usuários a publicidade, autenticidade, eficácia e segurança dos negócios jurídicos.

O cartório tem como principais usuários dos Serviços de Registro, os Tabelionatos, Imobiliárias, Corretores de Imóveis, Despachantes, Bancos, Engenheiros, Construtores, Incorporadores, Prefeitura Municipal, Escritórios de Advocacia, Escritórios Contábeis, Comerciantes, Indústrias, TJMG Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Procuradoria da Fazenda Nacional, dentre outros.

O Ofícial

Fernando Pereira do Nascimento

O oficial

Aspectos Institucionais

Politica da qualidade

Política da Qualidade

“Buscar a melhoria contínua na prestação do serviço de registro imobiliário, alcançando a satisfação dos clientes.”

Missao

Missão

“Prestar um serviço humanizado, com qualidade e segurança dos registros, concretizando sonhos.”

Visao

Visão

“Ser reconhecido pela sociedade como um cartório moderno, útil, acessível e indispensável para a garantia do direito de propriedade, usando a tecnologia e inovação nos serviços.”

Valores

Valores

Segurança - Ter o registro de imóveis como instrumento de segurança jurídica do direito de propriedade e dos contratos.
Excelência - Oferecer um excelente atendimento, sendo agente de solução das necessidades dos clientes, com qualidade e eficiência.
Ética - Agir com honestidade, respeito, integridade e transparência em todas as suas ações e relações.
Conhecimento - Ter profissionais capacitados e qualificados, propiciando um desenvolvimento contínuo e compartilhado.
Comprometimento - Ter pró-atividade, responsabilidade e comprometimento com o que se faz, envolvendo-se em projetos, objetivos e metas, de forma a atingir os resultados pretendidos.

Logo

Rua Rio de Janeiro, 1611 Belo Horizonte MG | Cep: 30160-042

Telefone: (31) 3207-6400 |

Email: cartorio@1ribh.com.br

CertificaçõesCertificados